Furúnculo: O que é e como tratar

Oi gente tudo bem? 

O post de hoje é para estar falando um pouco sobre esse problema que eu mesma já tive diversas vezes e incomoda pra caramba viu, é o ''Furúnculo'' 


O furúnculo nada mais é que uma infecção causada por bactéria que envolve o folículo piloso, a glândula sebácea e os tecidos subcutâneos próximo a pele.

Se caracteriza pela formação de um nódulo avermelhado, doloroso e endurecido, no estágio final nota-se uma área avermelhada na parte central que indica formação de ''pus''.

A bactéria que normalmente causa o furúnculo é a ''slaphylococcus aureus'', muito comum e encontra-se na pele  ou dentro do nariz.

Podemos ter um furúnculo em qualquer parte do corpo, e pode até haver mais de um de uma vez. Eles surgem normalmente em regiões onde temos mais umidade, pressão ou atrito, ou onde usamos muitas substâncias gordurosas que facilitam o entupimento dos folículos pilosos.

Os lugares mais comuns são rosto, pescoço, axila, nádegas e coxas, mas eu particularmente já tive em alguns outros lugares bem chatos (abafa o caso) kkkk.

O furúnculo por ser causado por bactéria  é transmissível sim de pessoa para pessoa, pessoas com imunidade baixa, tem mais pré disposição a desenvolver  furúnculos , os diabéticos também.

Os sintomas

São vários entre eles nódulo vermelho, doloroso, e cheio de pus, fadiga, febre, mal estar, coceira antes do crescimento do furúnculo.

Tratamento

Podemos tratar o furúnculo em casa, com compressas quentes para alívio da dor e facilitar a drenagem do pus, mantenha a área infectada sempre limpa e seca.

Para furúnculos muito grandes, o médico  pode optar por  uma drenagem que é feita com uma pequena incisão na parte central do furúnculo  e drenar o pus.

Na maioria dos casos não é necessário esse tipo de incisão, o tratamento é feito em casa com antibiótico e compressas quentes 3x ao dia.

Jamais esprema o furúnculo, se ainda não estiver na época certa da drenagem isso pode empurrar a infecção ainda mais para  dentro da pele.

Essa foto foi de um furúnculo que meu marido teve esses dias na axila não cresceu muito não, mas segundo ele ficou bem dolorido, foi tratado com antibiótico, analgésico e compressas quentes.




2 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...