Caldo Verde

Caldo Verde 


Olá meus amores ,com o tempinho chuvoso nada melhor do que tomar uma sopinha né? E se essa sopa for leve, saborosa e super nutritiva ? Melhor ainda, por isso hoje resolvi postar uma receita maravilhosa de caldo verde.  

Mas antes disso vamos saber o porque ela faz bem a saúde.

O que temos então numa boa sopa de caldo verde:

COUVES -  As couves são a parte mais importante do caldo verde porque são muito ricas em fibras não-reabsorvíveis.  Além disso as couves são muito ricas em vitamina A  e  complexos B (tiamina, riboflavina e niacina). Possuem  também cálcio, ferro, fósforo, potássio,  mas  têm poucas calorias.

AZEITE — O azeite deve ser português porque é muito rico em ácidos não-saturados que fazem baixar o colesterol mau.

BATATA –  serve para amaciar, tornar  mais homogêneo o sabor do caldo verde e o seu valor calórico não está fora do que é razoável.

ÁGUA QUENTE — A água quente do caldo verde é muito importante, porque  faz funcionar muito melhor  os sucos digestivos e os fermentos ou enzimas do aparelho digestivo.   A água quente faz descontrair os esfíncteres ou válvulas do aparelho digestivo, estimula a contração normal da  vesícula biliar e relaxa o estômago  e os  intestinos  delgado e grosso, tornando a digestão agradável e saudável.

Quem comer uma tigela de caldo verde todos os dias ao almoço, não tem prisão de ventre nem hemorroidas e ainda que   uma vez que o intestino funcione regularmente, o fígado é obrigado a produzir mais bílis e a  vesícula a expelir mais sais biliares para que os alimentos deslizem melhor ,fazendo com que  de uma baixa de colesterol no sangue, diminuindo os riscos de ataques cardíacos e de pedras da vesícula (compostas por colesterol)!

Agora que já sabemos o que o caldo verde pode nos trazer de bom, vamos a receita.

INGREDIENTES


4 batatas médias
1 tablete de caldo de galinha
1 colher (sopa) de óleo
1 colher ( sopa ) rasa de sal ou a gosto
5 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras
1 lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas

MODO DE PREPARO

Na panela de pressão, coloque a batata, caldo de galinha, óleo, água e sal.Cozinhe por cerca de 10 minutos, começar a contar o tempo depois que a panela começar a chiar, até a batata desmanchar.Em seguida, bata tudo no liquidificador.
Acrescente as rodelas de calabresa e ferva.Desligue o fogo e adicione a couve manteiga.Na hora de servir, coloque um fio de azeite.

Espero que tenham gostado da dica, e que provem dessa receita maravilhosa.
Um grande beijo da Bia e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...