MITOS e VERDADES sobre Crescimento Capilar

Olá meninas tudo bem? Sempre que falamos que nosso cabelo demora a crescer ouvimos as pessoas falarem assim: corta as pontinhas que faz crescer, para dar força aos cabelos. Mas será verdade mesmo?





Olha amadinhas eu até pela minha experiencia própria que isso é puro mito viu, desde muito novinha que eu vivia cortando as pontas e nada de crescer pelo contrario. O segredo meninas é cortar menos, até porque o que determina o crescimento do cabelo o bulbo da fibra capilar que fica na raiz e não nas pontas dos cabelos. Então gente cortar os fios melhora a aparência dos cabelos, pois se retiram as pontas duplas e talz, mas nao influi em absolutamente nada no crescimento, nem muito menos deixa os cabelos mais fortes. Para ajudar no  crescimento o ideal é manter o couro cabeludo sempre limpinho, pois o excesso de óleo impede o crescimento dos fios, pois não oxigena o bulbo capilar.

A vida de um fio de cabelo dura entre o período de dois a seis anos, nesse tempo temos o crescimento, a queda e o repouso. Portanto, pode ser que o período em que você esteja não seja o de crescimento. Lógico que o cabelo cresce! Mas não tanto quanto você espera. Quantas pessoas não ouvimos dizer que o cabelo cresce muito pouco ou outras que o cabelo cresce rápido demais. Tudo é questão do ciclo do cabelo 


Vamos ver algumas dicas de alimentos para quem tem o cabelo fraco, sem brilho ou aquele cabelo que demora muito para crescer.



-Fios crescem muito devagar

-Deficiência*

Manganês, ácido graxo e ômega 6.

-Alimentos que suprem a deficiência
cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.
-Cabelos secos e quebradiços
-Deficiência*
Ácido linoléico, iodo, vitamina A, vitamina C, proteínas, cobre, zinco.

Alimentos que suprem a deficiência 
Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, queijos, leite integral, manteiga, gema de ovo, cebola, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, fígado, frutas cítricas e hortaliças cruas

-Fios finos, sem brilho e sem vida

Deficiência*
Cobre, zinco e proteínas.

Alimentos que suprem a deficiência
Carnes magras, fígado, peixes variados, frango, ovo, trigo integral, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim e ervilha.

Os cabelos crescem em média 1 centímetro por mês. Durante toda a sua vida, eles passam por algumas fases:

a) Anagênica: Fase de crescimento e maturação que dura de 2 a 7 anos. Cerca de 85% dos nossos cabelos estão nesta fase.

b) Catagênica: Fase de repouso que dura de 2 a 3 semanas. Cerca de 1% dos nossos cabelos encontram-se nesta fase.

c) Telogênica: Fase de queda, dura cerca de 3 meses, e 13% a 15% do cabelo encontra-se nesta fase.



Existem ainda outras influências



Hormonais - Os hormônios circulantes na corrente sanguínea modificam o crescimento dos cabelos na puberdade, na gravidez, na menopausa , na terceira idade e em decorrência de doenças glandulares.



Nutricionais - A alimentação carente em proteínas, vitaminas e gorduras insaturadas alteram os ciclos capilares.



Químicas - Muitas substâncias e medicamentos influem no crescimento e na perda dos cabelos.

Psíquicas - Transtornos emocionais ou estresse intenso podem originar perda dos fios.

Envelhecimento - Com o avançar da idade acontece, no couro cabeludo, uma diminuição importante dos fibroblastos, que produzem o colágeno. Somam-se a isso as alterações tróficas decorrentes dos radicais livres que agridem as células do folículo piloso. O resultado é uma menor densidade de cabelos no couro cabeludo.

Agora observem alguns mitos que ouvimos sobre crescimento dos cabelos:

-Rabo de cavalo ou trança: não ajudam o cabelo a crescer, pelo contrario o rabo de cavalo pode ocasionar quebra dos fios se não for feito com cuidado.

-Anticoncepcional no shampoo : não faz cabelo crescer pois os hormônios que existem na pilula não são absorvidos pelo shampoo.

-Cortar cabelo na lua crescente: cientificamente não faz o cabelo crescer. Isso é mais crença mesmo.

                   Verdades sobre crescimento capilar

- alimentos rico em proteínas (carne,ovos,peixe e queijo) por exemplo podem sim ajudar no crescimento pois a proteína é a matéria prima dos fios.

-Soluções estimuladoras do crescimento, tipo tônicos capilares, podem ajudar um pouco, pois tem hormônios parecidos com os do crescimento do cabelo, mas o melhor mesmo é você procurar  sempre um dermatologista para poder investigar melhor as possíveis causas da sua queda.

Uma dica muito interessante é escovar os cabelos antes de dormir com uma escova de cerdas macias ou faça massagens no couro cabeludo para ativar a circulação.

O mais recomendável é sempre procurar orientação do seu dermatologista. Nunca tome remédios sem prescrição medica.

 Confira agora o tratamento que eu fiz no decorrer desses ultimos 4 meses para crescimento dos fios. Confira esse post:

14 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...