Aprendendo um pouquinho sobre ''Cronograma Capilar''





Olá amigas (os) tudo bem com vocês? No  nosso post de hoje eu quero falar com vocês um pouquinho sobre ''Cronograma Capilar''. O cronograma é um programa de tratamento capilar que intercala as 3 etapas são elas: Hidratação- Nutrição- Reconstrução e serve para recuperar a vitalidade força e saúde dos nossos fios. Nossos cabelos passam por desgastes em nosso dia a dia por isso temos que estar muito atentos as necessidades de reposição de nutrientes para termos um cabelo saudável .


O cronograma capilar consiste em cuidar dos cabelos no ciclo de um mês ( 4 semanas) de forma intensa, desintoxicando, hidratando, nutrindo e reconstruindo os fios, devolvendo para as estruturas internas tudo que eles perderam decorrentes a tratamentos químicos, colorações, descolorações e etc.


O processo consiste em :


-Hidratação: devolve água e minerais aos fios.


-Nutrição: ajuda a deixar os cabelos mais brilhantes, devolve a oleosidade natural e ajuda a proteger os fios contra agressores do dia a dia.


-Reconstrução:  ajuda repor a massa capilar dos cabelos, que se perde quando nosso cabelo  é submetido a processos químicos, coloração, descoloração e  uso de chapinha e secador.


Como escolher as mascaras certas para cada etapa:


-Para hidratar as mascaras indicadas necessitam ter os seguintes componentes: Extratos vegetais (plantas e frutos) vitaminas,Pantenol, Glicerina


-Pra nutrir são indicadas as mascaras com os seguintes componentes: Óleos vegetais(argan ,girassol, macadâmia,ojon, amêndoas , tutano, azeite extra virgem, óleo de soja etc) e manteigas ( karité, cupuaçu, cacau e abacate, Murumuru).


-Para reconstruir são indicadas mascaras com seguintes componentes: colágeno, aminoácidos,cisteína, queratina, creatina, arginina e proteína.


Para montar suas mascaras para o cronograma não há necessidade que elas sejam mascaras caras não viu, pois eu discordo de quem diz que só dá um efeito bom se a máscara for mais cara, mentira e eu sou a prova disso kkkkk..


Gente agora vamos juntas ver alguns exemplos de como aparecem as substancias nos rótulos das mascaras:


Rótulos das mascaras HIDRATANTES:

-Glicerina Vegetal ou Glicerina (Glycerin, Glicol, Gliceryl)
-Bepantol,
-Extratos Botânicos (Ex: Melissa Officialis Extract, Rosemarinus Officinalis Leaf Extract, ou seja, todo que tiver um nome de “planta” acompanhado por “Extract)
-Proteína Elastina e Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein)
-Panthenol,
-Aloe Vera,
-Vitaminas,
-Álcools modificados (ex: Cetyl Alcohol e Cetearyl Alcohol),
-Sacarose ou Derivados do Açúcar,

-A COMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS NUTRITIVOS É RICA EM MANTEIGAS (BUTTER)


ÓLEOS (OIL) VEGETAIS

GERALMENTE COMBINADOS COM COMPONENTES TAMBÉM HIDRATANTES, OS QUAIS ALÉM DE BALANCEAR A COMPOSIÇÃO, IRÃO CONTRIBUIR PARA QUE OS LIPÍDIOS ATUEM PLENAMENTE SOBRE OS CABELOS.
Destaque para Manteiga de Karité (Shea butter), uma das substâncias mais presente nos produtos destinados a nutrição.

EXEMPLOS DE SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS :


Ao observar a composição no rótulo dos produtos capilares nutritivos, as manteigas virão escritas com o nome do extrato + Butter (Ex, Shea Butter, Manteiga de Karité) e os óleos também aparecerão da mesma forma, extrato + Oil (Ex: Avocado Oil, Óleo de Abacate).

Substâncias Nutritivas:

Manteiga de Karité (Shea Butter)

Manteiga de Murmuru (Astrocaryum Murumuru Seed Butter ou Murmuru Butter)
Manteiga de Cacau (Theobroma Cacao Butter)
Manteiga de Cupuaçu (Cocoa Butter)
Manteiga de Abacate (Avocato Butter)
Manteiga de Macadâmia
Manteiga de Tutano (Marrow Butter)
Óleo de Coco (Coconut Oil)
Óleo de Oliva (Olive Oil)
Óleo de Abacate (Avocato Oil)
Óleo de Tutano (Marrow Oil)
Óleo de Argan (Argania Spinosa oIL) etc.

Na etapa reconstruçao os rotulos contem as seguintes descriçoes:


“Reconstrutora”, “Reconstrutor”, “Repositor de Massa”,  “Repair”,  “Reconstructor”, “Strength”,  ou “Rebuild”, provavelmente ele é destinado para este fim.


Ja a composiçao deve conter:


-Queratina (Hydrolyzed Keratin):


O córtex representa 90% da composição da fibra capilar e ele é formado por células preenchidas com queratina.

Sendo assim, constatamos que a queratina é uma proteína de caráter vital para saúde doa cabelos.Quando perdemos este percentual de queratina, seja por processos químicos, seja por processos mecânicos, a estrutura do fio é abalada.
Fato que acarreta enfraquecimento e quebra dos fios.
Se você tem cabelos quimicamente tratados, a reposição periódica de queratina é essencial para manutenção da saúde de suas madeixas.

-Cisteína (Cysteine):


A cisteína é um dos aminoácidos formadores da cadeia de Queratina dos fios.

Este aminoácido tem a função de unir e formar as pontes de dissulfeto que “circundam” o córtex capilar.
Quando submetemos nossas madeixas aos processos químicos essas pontes se rompem, tornando possível que a estrutura do fio seja moldada tanto para liso quanto para cacheado. Logo, processos químicos causam uma grande perda nesse aminoácido, abalando a estrutura natural da fibra capilar.
A cisteína é um aminoácido de caráter essencial aos fios.
Repor cisteína é de suma importância para recuperar a saúde dos cabelos.

-Creatina (Creatine):


A creatina também é um dos aminoácidos essenciais que compõem a cadeia de queratina dos fios.

Seu peso molecular é bem menor do que o da queratina, logo ela consegue penetrar no córtex com mais facilidade.
A reposição de creatina tem a finalidade de reparar os danos gerados por químicas e pelo excesso de processos mecânicos como pranchas e escovas.

-Arginina (Arginine):


A arginina outro dos aminoácidos presentes na cadeia da queratina capilar.

Ele é indispensável para o crescimento eficaz e saudável dos fios.
Além de estimular o bulbo capilar (“fonte” do crescimento dos nossos cabelos), ele se fixa nas áreas mais danificadas dos fios, restaurando-os.

Você quer cabelos mais resistentes e restaurados? Reponha Arginina!


-Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein):


O Colágeno mantém a umidade natural e sela as cutículas do fio ao formar uma espécie de “filme protetor” ao redor da fibra capilar.

A reposição de colágeno auxilia na hidratação dos cabelos, proporciona elasticidade e dá resistência aos fios.

-Proteínas e Aminoácidos do Trigo (Hydrolyzed Wheat Protein e Wheat Amino Acids):


Assim como o colágeno, as proteínas ou aminoácidos do trigo agem formando uma película ao redor dos fios, proporcionando reparo, suavidade, brilho e maciez.


O glúten presente nesta proteína auxilia a restaurar as pontes de sulfeto que são rompidas nos processos químicos (sobre as quais falamos no tópico da Queratina).

Para verificar se um produto realmente contém poder reconstrutor, é necessário que ele disponha a combinação de duas ou mais dessas substâncias.
Ex:  “Queratina E Colágeno”, “Proteína do Trigo E Arginina”, “Arginina E Creatina E Colágeno”, etc.
Importante: O  Colágeno e a Arginina são reconstrutores de caráter leve, eles auxiliam mais na retenção de umidade, no reparo das cutículas e da elasticidade dos fios do que na reposição plena de massa capilar.

Bom meus amores seguir um cronograma é importante porquê muitas vezes hidratamos demais  nosso cabelo e esquecemos de nutri-lo, ou nutrimos e esquecemos de hidrata-los ou reconstruí-los nao é verdade? e com o cronograma daremos ao nossos fios hidratação, nutrição e reconstrução na medida certa nem demais  e nem de menos concordam?


Essa é uma tabela bem simples que pode ser usada para quem está iniciando com cronograma depois no decorrer dos meses você vai só ajustando conforme necessidade





  E essa amores é minha tabela final, pois fiz algumas modificações no decorrer do mês do meu cronograma capilar.


Em um próximo post vou trazer dicas de algumas mascaras  baratinhas para serem usadas usadas nas 3  etapas do cronograma ok
Espero que vocês tenham gostado meus amores fiquem com Deus e até a próxima.. bjokas


10 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...