Saiba tudo sobre ''UMECTAÇÃO CAPILAR''

Olá meus amores o post de hoje vu trazer para vocês uma matéria bem legal falando sobre tudo, ou, quase tudo, que você precisa saber sobre umectação capilar.


tudo sobre umectaçao capilar

A umectação capilar nada mais é do que aplicar óleos nos cabelos e deixar agir nos fios, com o intuito, que nossos fios absorvam os nutrientes e vitaminas desses óleos, repor a oleosidade que nossos fios perdem nas agressões do dia a dia, como sol, frio, quimicas, secador, chapinha e por ai vai. A umectação sela os fios mantendo ele hidratado por mais tempo, repõe lipídeos(gorduras) que são de certa forma o alimentos dos nossos fios.

Os óleos para umectação capilar, tem que ser de origem vegetal ( 100% puros) sem adição de silicone, parafina ou petrolato, você pode encontra-los em lojas de produtos naturais.  

A umectação capilar é mais indicada para cabelos secos, sem vida, com pontas ressecadas, poroso, quebradiço, com volume e principalmente os crespos que tendem a ser ressecados naturalmente e cabelos com frizz. Ela trata os fios de dentro para fora, melhora a elasticidade e fortalece também os fios. Cabelos oleosos também podem fazer umectação, porém, com menos frequência, tipo 1x ao mês ou a cada 2 meses.

A umectação capilar pode ser encaixada dentro do seu cronograma capilar, desde que não seja feita em dia de hidratação, porque a hidratação fornece água aos fios, sabemos que óleo e água não se misturam, então você poderá umectar nos dias de nutrição ou té mesmo reconstrução

Como se deve fazer

Se preferir aqueça o óleo no microondas , aplique nos cabelos secos mecha por mecha enluvando bem para melhor absorção do produto. Massageie o couro cabeludo com movimentos leves para ativar a circulação do couro cabeludo e estimular o crescimento. Depois cubra com uma touca plástica e deixe agir por 2 horas ou se preferir de um dia para o outro se o seu cabelo estiver muito ressecado. Depois lave normalmente com seu shampoo até que se retire todo excesso de óleo dos fios e condicione. A frequência das umectações varia de acordo com o estado que seu cabelo se encontra, se muito ressecado faça toda semana, senão, a cada 15 dias é o suficiente.

Pode ser feita tanto com cabelos limpos ou sujo, mas eu particularmente prefiro com cabelo limpo, acho que assim o cabelo absorve mais os nutrientes e vitaminas.


Veja alguns dos  óleos mais conhecidos que podemos usar para umectar:


-Azeite extra virgem: (tem que ser extra virgem pois não pode conter nada mineral na composição) o azeite é ótimo para fortalecimento, combate o envelhecimento do cabelo, para nutrição, para dar brilho e tem alto poder de hidratação. Alem disso o azeite possui antioxidante que são capazes de combater os radicais livres..

Eu já fiz alguns óleos caseiros, de cenoura e de abacate, com azeite extra virgem, mas nos ultimos meses depois de muito pesquisar, descobri que o azeite quando exposto a altas temperaturas perde suas propriedades quase que por completa, o que também deve acontecer com a cenoura e o abacate também. Os únicos óleos que suportam altas temperaturas são o de coco e o de tutano que é feito em banho maria. Abaixo deixo as receitas de como fazer os dois.








-Óleo de rícino(mamona): Além de ajudar no crescimento, proporciona muita maciez e brilho aos cabelos, encorpa os fios e por seu poder de crescimento poder ser aplicado nas sobrancelhas e cílios , ajuda combater a caspa podendo colocar um pouquinho shampoo também. Só o cheirinho que não é muito agradável kkk. Aplique no couro cabeludo e deixe por um período de 2 horas ou a noite se preferir. Pode ser aplicado no comprimento do cabelo também mas por ele ser um pouco mais grosso talvez você tenha um pouco de dificuldade, sendo assim misture com algum outro óleo vegetal.





-Óleo de coco: Rico em vitamina E e ácidos graxos, é ótimo hidratante e age na parte interna do fio, reconstruindo e fortalecendo, ótimo para cabelos secos e sem vida. Tem 92% de gordura saturada e combate o ressecamento, danos e queda de cabelo.





-Óleo de abacate: Rico em lecitina, vitamina A, B1,B12 e C, também em magnésio, cálcio, ferro omega 9 ( acido oleico), ácidos graxos e é ótimo para queda, evita a desidratação e restaura a estrutura capilar. Ótimo para cabelos finos, que precisam de cuidados especiais por serem bem mais frágeis, com isso o óleo de abacate é ótimo para deixar os cabelos fortes, bonito e hidratados.  




-Óleo de cenoura: A cenoura é rica em vitamina A, C e E, auxilia no crescimento se aplicado direto no couro cabeludo, previne ressecamento, as pontas duplas, aumenta o brilho e a maciez e fornece força e protege os fios. 






-Óleo de amêndoas: É rico em vitamina A e B hidrata e nutri os cabelos, ótimo para recuperar cabelos danificados e quebradiços e dar brilho, sem contar que é barato e fácil de encontrar






-Óleo de soja: É rico em vitamina E, ômega 3,e também é 100% vegetal. Eu já fiz muito umectação com esse óleo no começo, mas depois de pesquisar um pouco vi que o óleo de soja por ser refinado perde quase todas as suas propriedades que seriam importantes para o tratamento dos fios, até deixa o cabelo bonito, brilhoso, mas tratar que é bom, não.




-Óleo de Tutano- Retirado da medula do osso do boi, é rico em colágeno, proteína,carboidratos, possui substancias hidratantes que auxiliam na reconstrução e na fortificação da fibra capilar. Pode ser usado puro nos fios ou misturado em alguma máscara de nutrição ou reconstrução



-Azeite de Dendê- esse azeite tem um alto teor de vitamina E, é rico em ácidos graxos e vitamina A, sendo ele 14 vezes mais rico em vitamina A do que a cenoura. Pode ser aplicado puro ou misturado a sua máscara preferida de hidratação ou nutrição.



-Óleo de Babosa- hidratação profunda, fortalece e nutre os fios, possui vitamina a,  B1, B2, B3, B6 e 20 aminoácidos.


Óleo de rosa mosqueta-Altamente regenerador dos cabelo secos e danificados, fornece muito brilho aos fios.




Óleo de Amla

Fortalece  os fios, trata a caspa, combate a coceira do couro cabeludo, trata a queda.




- Óleo de coco caseiro:


Pegue um coco seco, retire a poupa rale ou pique em pedacinhos e bata no liquidificador com mais ou menos 3 dedos de água, depois leve ao fogo e deixe ferver ate que se forme o óleo sempre mexendo. Acompanhe o vídeo ensinando o passo a passo:






- Óleo de Tutano

Extraia todo Tutano, do osso e ponha em banho maria até formar o óleo.





Abaixo deixo o video na íntegra com toda essa materia







Espero que tenham gostando das dicas, bjkas e até a próxima..

3 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...